domingo, 5 de julho de 2009

OLHA A POSTURA!!!

Retirado do blog pilates espaço.


"ENDIREITA AS COSTAS!!!



Quem já não ouviu essas frases?
E vamos combinar: coisa bem mais fácil de falar do que fazer!

A resposta motora à essas perguntas é, geralmente , um espremer de escápulas na tentativa de abrir na marra um peito que não está pronto para isso e não vai ceder por mais do que alguns segundos.

Também tem aqueles casos de quem ouviu tanto a famosa frase e suas variações que consegue manter as escápulas amarradas lá atrás por anos (ou até pela vida toda).

São tentativas de organizar a postura utilizando músculos grandes, que não tem essa função e só geram mais desconforto e tensão. O fato é que manter uma postura bacana, o que inclui ombros relaxados, peito e costas amplos, não é coisa tão simples quando levamos anos construindo o que somos e como estamos hoje.

Quando me pedem dicas para organizar a postura em pé, eu sempre me remeto ao crescer.
"Mas crescer para onde", me perguntam?
Para o céu, para o teto, em direção a qualquer coisa que esteja acima. Pensar na cabeça como um balão de gás (já dei essa dica no movimento da cabeça) que realmente te suspende, te leva para cima.

Associe-se a esse "crescer" o soltar os ombros: relaxá-los, amaciá-los, suavizá-los, derretê-los.
Lembrem-se: ombros soltos, para baixo e cabeça flutuante, para cima.

A idéia é ir no sentido contrário à gravidade: ela puxa para baixo, então nós iremos para cima descobrindo os espaços de nossas articulações e abrindo espaço no ar, ocupando-o.

2 comentários:

  1. Essa imagem é a cara de Ciça ! auhsuahsuahs
    [ Garfield ] oop

    ResponderExcluir
  2. Fala isso não! Ela melhorou muito, mas quando quer fica parecida com o Garfield!!!

    Beijão Lisa!!!
    Karine Suzart

    ResponderExcluir